• Tuesday, Jan 31, 2012

    Carnegie Hall Apresenta Voices from Latin America- (Portuguese Language)

    UM FESTIVAL NA CIDADE DE NOVA YORK CELEBRANDO AS ARTES E AS CULTURAS LATINO-AMERICANAS
    8 de novembro a 11 de dezembro de 2012
    O Carnegie Hall e quatro músicos de renome como Assessores Artísticos—Gustavo Dudamel, Gilberto Gil, Osvaldo Golijov, e Chucho Valdés—apresentam um festival de um mês na cidade inteira, celebrando as artes e as culturas da América Latina e as suas influências no mundo 
    Eventos no Carnegie Hall e outros Locais Parceiros em Nova York revelam música, dança, artes, filmes e fotografia latino-americanos 
    A lista de artistas inclui Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Gustavo Dudamel e a Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela, Chucho Valdés e Egberto Gismonti, Danilo Pérez, Gonzalo Rubalcaba,Yoruba Andabo, Tania Libertad, Eugenia León, Arnaldo Antunes e muitos outros 
    carnegiehall.org/LatinAmerica
    (26 de janeiro de 2012, NEW YORK, NY)—O Carnegie Hall anunciou hoje o evento Voices from Latin America, um festival na cidade de Nova York, de 8 de novembro a 11 de dezembro de 2012, convidando as plateias a descobrirem as culturas incrivelmente diversas da América Latina. Concebido sob a orientação de 4 músicos de renome internacional como assessores artísticos — o compositor Osvaldo Golijov, o maestro Gustavo Dudamel, o pianista de jazz e compositor Chucho Valdés, e o cantor, compositor, e guitarrista Gilberto Gil — o festival Voices from Latin America abrange música, dança, filme, fotografia e artes visuais das muitas regiões com performances e eventos no Carnegie Hall e instituições culturais parceiras, incluindo enfoques particulares na música do Brasil, Cuba, Venezuela e México.

    “Já faz muito tempo que desejamos criar uma exposição das ricas culturas da América Latina, fascinantes por si próprias, mas interessantes em particular ao se considerar a influência fora do comum nas culturas do mundo inteiro", afirmou Clive Gillinson, diretor executivo e artístico do Carnegie Hall. “Não poderíamos ter escolhidos quatro melhores embaixadores musicais para nos ajudar a criar este festival do que o Gustavo, o Gilberto, o Osvaldo, e o Chucho, todos os quais foram incrivelmente generosos ao doar seu tempo, sua visão e seu talento. Com a participação de instituições culturais chaves na cidade inteira, estamos empolgados para ter uma celebração exuberante e fascinante”.

    Voices from Latin America apresenta performances de artistas que representam uma variedade de tradições musicais diferentes. Três dos assessores artísticos do festival selecionaram e organizaram séries de concertos que apresentam as suas próprias culturas musicais e as influências no mundo inteiro: Gilberto Gil, apresentando a música popular brasileira; Chucho Valdés, revelando o desenvolvimento do jazz afro-cubano e Gustavo Dudamel, concentrando-se no movimento influente El Sistema na Venezuela, incluindo uma residência prolongada em Nova York da Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela. O Carnegie Hall também terá como parceiro o Celebrate México Now — o festival anual de artes e cultura mexicana na cidade de Nova York — para apresentar programas nos cinco bairros da cidade de Nova York, concentrando-se na música e cultura do México e terminando com um tributo à lendária cantora Chavela Vargas no Carnegie Hall. Em linhas gerais, o Voices from Latin America oferecerá uma grande variedade de música, incluindo ritmos brasileiros populares tais como samba, forró, MPB e outros ritmos tradicionais do Nordeste do Brasil; rumba cubana; jazz afro-cubano e gêneros diversos de canções mexicanas, além de música de uma variedade de compositores latino-americanos clássicos e de jazz.

    Em colaboração com outras instituições culturais de prestígio e uma série de Concertos nas vizinhanças do Carnegie Hall em locais comunitários, o festival se estenderá pela cidade de Nova York, cobrindo diferentes manifestações artísticas, incluindo música, dança, filme, paineis de discussão, fotografia e exibições artísticas, oferecendo uma visão sobre as diversas culturas latino-americanas que continuam a povoar a imaginação do mundo.

    Os parceiros do Voices from Latin America incluem: The Americas Society, Ballet Hispanico, Celebrate México Now, Cinema Tropical em parceria com 92YTribeca, The Juilliard School, Keyes Art Projects, The King Juan Carlos I of Spain Center at New York University, El Museo del Barrio, The New York Public Library, The Paley Center for Media, (Le) Poisson Rouge, Pregones Theater, Our Saviour’s Atonement Lutheran Church, o Snug Harbor Cultural Center e os Botanical Gardens, entre outros.

    Um cronograma completo do festival Voices from Latin America será anunciado em meados de 2012. Em conexão ao Voices from Latin America, o Carnegie Hall lançou um web site especial: carnegiehall.org/LatinAmerica. Este site on-line parceiro terá informações atualizadas sobre os eventos do festival, entrevistas com artistas, shows de slides e outros conteúdos que darão uma visão sobre o festival Voices from Latin America.

    Para ver um panorama do festival, apresentando entrevistas com Osvaldo Golijov, Chucho Valdés, Gilberto Gil e Gustavo Dudamel, clique aqui.


    Programação do Voices from Latin America no Carnegie Hall
    Observe: SA/PS = Stern Auditorium / Perelman Stage; ZH = Zankel Hall

    Voices from Brazil: O festival Voices from Latin America festival abre no Carnegie Hall com um show de Gilberto Gil no Stern Auditorium / Perelman Stage — Gilberto Gil é um dos músicos mais respeitados e famosos do Brasil (8 de novembro, SA/PS). Neste show, o cantor, compositor, guitarrista e ex-Ministro da Cultura do Brasil retorna às suas raízes musicais em uma noite de forró, o ritmo dançante e contagiante do Nordeste do Brasil. Durante as próximas semanas, as apresentações musicais do Voices from Brazil no Carnegie Hall incluirão programas criados em colaboração com Gilberto Gil, contemplando a diversidade e a vitalidade da música popular brasileira e a sua influência na cultura popular global. Tais apresentações incluem: um show de sambas e choros de Paulinho da Viola — o maior sambista vivo do Brasil—na sua estreia no Carnegie Hall (28 de novembro, SA/PS); Music From Northeastern Brazil — um programa duplo no qual o genial flautista de improvisador Carlos Malta toca com Pife Muderno, uma banda de flautas e tambores tradicionais — seguida pela banda Os Cordestinos em um arranjo de música folclórica e contemporânea (29 de novembro 29, ZH); outro evento duplo — este contrastando os estilos da música brasileira — apresentando a Orquesta Imperial, uma homenagem retro-chic às big bands dos anos 50, tocando clássicos de samba e música para dançar, depois do qual o poeta e cantor-compositor Arnaldo Antunes fará uma apresentação acústica com acompanhamento de violão (5 de dezembro, ZH); e MPB: The New Generation, um show apresentando alguns dos melhores artistas atuais da MPB, em uma mistura de bossa nova, samba, música folclórica regional e rock‘n’ roll (3 de dezembro, ZH).

    Voices from Cuba: pianista de renome internacional, compositor, líder da banda e educador
    Chucho Valdés — o líder do jazz afro-cubano contemporâneo — faz um tributo ao gênero e à sua influência mundial ao atuar como curador de uma série de performances com enfoque cubano. As apresentações incluem um show de quatro pianos estrelando Valdés e Egberto Gismonti, Danilo Pérez, e Gonzalo Rubalcaba em um programa de jazz com solos, duo e quartetos (4 de dezembro, SA/PS); Afro-Cuban Jazz: The Younger Generation, apresentando as novíssimas revelações dos grupos Dayramir e Habana enTRANCE em um show duplo com Aldo López-Gavilán Quartet (16 de novembro, ZH); o lendário grupo folclórico Yoruba Andabo (“amigos da cultura Yorubá”) estrelando uma noite de rumba cubana com cantores, percussionistas e dançarinos (30 de novembro, ZH) e um show do Chucho Valdés Quartet (1º de dezembro, ZH).

    Voices from Venezuela: Gustavo Dudamel da Venezuela ascendeu rapidamente aos palcos mundiais como uma das mais empolgantes figuras da música clássica. Para a série venezuelana do festival, Dudamel traz a Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela ao Carnegie Hall para uma residência que inclui concertos de música sinfônica e de câmara bem como um enfoque no programa de formação de ação social de grande influência no país. As apresentações incluem: o Ensamble de Metales de Venezuela—derivado da Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela—apresentando um programa animado com o maestro Thomas Clamor e mostrando obras da América Latina e de outros lugares (7 de dezembro, SA/PS). Também haverá um programa de música de câmara chamado Música nueva com Membros da Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela e solistas Danilo Pérez e Gonzalo Rubalcaba estreando quatro novas obras encomendadas pelo Carnegie Hall de Pérez, Rubalcaba, Enrico Chapela, e Esteban Benzecry (8 de dezembro, ZH). Esta apresentação acontecerá em seguida de um evento na mesma tarde no Zankel Hall, Discovery Day: El Sistema, na qual um grupo de palestrantes discutem o programa bem-sucedido da Venezuela El Sistema e sua influência nas ideias educacionais dos Estados Unidos (8 de dezembro, ZH).

    O festival Voices from Latin America se encerrará com duas performances em noites consecutivas no Carnegie Hall pela Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela, regida pelo diretor musical, Gustavo Dudamel (10 e 11 de dezembro, SA/PS). O programa final da Orquesta exibirá a Sinfonía india de Carlos Chavéz, Tres versiones sinfónicas de Julián Orbón e La noche de los Mayas de Silvestre Revueltas. O segundo concerto feito com o Westminster Symphonic Choir apresentará Chaac (deus maia da água e chuva) de Esteban Benzecry, uma parte de Rituales Amerindios, ChorosNo.10 de Heitor Villa-Lobos e Cantata criolla de Antonio Estévez.

    Voices from Mexico: o Carnegie Hall também está honrando as tradições musicais mexicanas com um A Tribute to Chavela Vargas, no qual três cantoras mexicanas de renome — Ely Guerra, Eugenia León, e Tania Libertad— se reúnem pela primeira vez em um tributo à lendária cantora Chavela Vargas em uma noite de música mexicana contemporânea e tradicional (27 de novembro, SA/PS). Este programa é o marco do festival Celebrate México Now 2012—uma celebração anual de arte e cultura mexicana que se une ao festival Voices from Latin America no Carnegie Hall este ano para continuar o enfoque na cultura latino-americana.


    Programação do Voices from Latin America na cidade de Nova York

    O calendário completo do festival será anunciado em meados de 2012.

    Uma série de shows e concertos gratuitos chamada Carnegie Hall Neighborhood Concerts—apresentados pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall em locais comunitários na cidade de Nova York—convidará plateias a experimentarem as diversas gamas da música latino-americana nos cinco distritos da cidade de Nova York. Esta série de concertos gratuitos incluirá cinco apresentações de grupos de música de câmara da Orquesta Sinfónica Simón Bolívar de Venezuela. Além disso, a série apresentará quatro concertos exibindo os artistas e a música mexicana, incluindo o prodígio de Vera Cruz, Celso Duarte e o cantor de jazz Magos Herrera.

    Alguns destaques de programação em locais parceiros na cidade de Nova York incluem uma série multifacetada de eventos de música, literatura e artes visuais latino-americanas na Americas Society. Estes eventos incluem cinco concertos de jazz, música clássica e contemporânea da Argentina, Colômbia e México; uma série literária interdisciplinar com poetas, escritores e ambientalistas examinando questões estéticas, sociais e políticas na eco literatura da América Latina. Haverá também uma exibição de artes visuais, Xul Solar and Jorge Luis Borges, acompanhada por programas para o público, que explorarão os aspectos públicos e privados da longa amizade intelectual e uma energética troca de ideias entre estas duas icônicas e férteis figuras da Argentina.

    A New York Public Library sediará uma série eventos de dança, percussão e poesia nas filiais pela cidade em novembro, incluindo aulas que demonstram e ensinam as características de danças mexicanas tradicionais; sessões de percussão e ritmos globais, World Beat and Percussion, nas quais os instrumentos de percussão do mundo inteiro se misturam com performances espontâneas de palavras faladas; e sessões bilíngues de poesia, Urban Word, que exibem trabalhos de estudantes e de famosos poetas latino-americanos. O centro The King Juan Carlos I of Spain Center na New York University apresentará uma série de programas culturais que incluem poesia e leituras de ficção, exibições e palestras em inglês e espanhol de um número de países latino-americanos.

    Outros eventos parceiros fascinantes incluem: duas apresentações gratuitas que exploram a influência da música latino-americana na The Juilliard School, incluindo um show de música popular brasileira do Juilliard Jazz e convidados especiais de São Paulo e um show do New Juilliard Ensemble regido pelo diretor musical, Joel Sachs. Além disso, o famoso local musical experimental de Nova York, o (Le) Poisson Rouge, apresentará um programa com alguns dos artistas mais ecléticos e inovadores da América Latina.

    No campo das artes visuais, Contemporary Art in Latin America—uma série que percorrerá toda a cidade com programas públicos, exposições, recepções, palestras, conversas entre artistas e outras performances, será coordenada por Keyes Art Projects. Algumas galerias e museus participantes incluem: Keyes Art Projects, The Drawing Center, K Project, Cecilia de Torres Gallery e o The Bronx Museum. Como parte dessa série, El Museo del Barrio apresentará Caribbean: Crossroads of the World, uma exibição que será a primeira no gênero, concentrando-se na história e arte contemporânea refletindo sobre o Caribe e mostrando trabalhos que se estendem por 200 anos. Atividades adicionais do festival no El Museo del Barrio serão anunciadas posteriormente. Oportunidades de dança incluem o Ballet Hispanico, a distinta companhia de dança latina nos Estados Unidos, apresentando performances em estúdio de trabalhos de coreógrafos latinos em ascensão, seguidas de paineis de discussão com artistas e educadores de dança.

    Cinema Tropical, em parceria 92YTribeca, apresentará uma edição especial da série Music+Film, com documentários que refletem sobre a música latino-americana e o seu diverso legado, incluindo o tango argentino, as rancheras mexicanas a e bossa nova brasileira. Cada exibição terá música ao vivo, seguida de uma sessão de perguntas e respostas com cineastas e outros convidados especiais. Além disso, o The Paley Center for Media apresentará dois dias de filmes da coleção, que vai até os anos 40. As seleções incluem: Visiones: Latino Art and Culture (2003), La Plaza Special: Tania Maria (1985), Flight to Rhythm (1949), Eyewitness: The New Beat (1962) e Camera Three: Gilberto Gil (1971). Uma exibição especial com temas para famílias e crianças inclui curtas de programas infantis inspirados por artistas da América Central ou da América do Sul, incluindo Open a Door, The Backyardigans e Go Diego Go!


    Além do Festival Voices from Latin America


    Março de 2013: La Pasión según San Marcos, de Osvaldo Golijov’s, A Creative Learning Project—O compositor argentino-americano Osvaldo Golijov, titular da Cátedra de Compositores Richard and Barbara Debs no Carnegie Hall na temporada 2012-2013, prestou uma assessoria inestimável ao dar forma à direção e à programação do Festival Voices from Latin America. No centro desta residência de uma temporada no Carnegie Hall, haverá uma performance em 2013 do admirado espetáculo La Pasión según San Marcos, uma ambientação contemporânea da história da Paixão de Jesus Cristo, contada de uma perspectiva latino-americana. O trabalho será realizado por aproximadamente 125 estudantes de escolas secundárias de Nova York, além do maestro Robert Spano, vocalistas Jessica Rivera e Luciana Souza, membros da Schola Cantorum de Venezuela, a diretora Maria Guinand e a Orquesta la Pasión, culminando com um projeto de aprendizagem criativo e educacional realizado por estudantes de secundária, apresentado pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall.

    Visite carnegiehall.org/creativelearningprojects para mais informações.


    *********

    O financiamento para Voices from Latin America foi realizado, em parte, com subsídios iniciais da Ford Foundation.

    Voices from Latin America é patrocinado, em parte, pelo Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ.

    Voices from Latin America é apoiado, em parte, por um prêmio da National Endowment for the Arts.

    O Bank of America é o patrocinador do Carnegie Hall.

    Para um kit de imprensa completo da temporada 2012-2013 do Carnegie Hall 2012-2013, visite media.carnegiehall.org.

    Para imagens de alta resolução dos artistas apresentados, entre em contato com o Departamento de Relações Públicas do Carnegie Hall, pelo telefone 212-903-9750 ou publicrelations@carnegiehall.org.

    Ingressos individuais para as performances e eventos do Festival Voices from Latin America começarão a ser vendidos em meados de 2012.

    Para informações sobre ingressos e atualizações ao programa, visite carnegiehall.org/LatinAmerica.
     
    # # #